Setúbal, Bairro Santos Nicolau

↓ ( 24 fotos ) ↓

O vento passava forte, muito forte. Um homem, surpreso e de olhos arregalados, não conseguiu esconder uma expressão de pânico quando estacionei e sai repentinamente para fora do carro. Ao seu lado, uma mulher tapava a cara para não ser reconhecida dentro da carrinha. Que raio de pontaria! Mesmo não querendo, tropecei nos amantes mal cheguei ao Bairro Santos Nicolau.

De máquina em punho, segui os caminhos traçados a régua e esquadro pelo acaso. Uma velhota; tinha tudo para dar certo: dois cães com trela, seguros um em cada mão por uma velhota que vestia uma camisola magenta, saia de ganga clara e uns óculos escuros tipo Amália Rodrigues. Para alem dos cães, sobrava pouco espaço nos dedos onde cabiam ainda as asas de sacos cheios compras. Um alho francês espreitando a manhã.

Pedi-lhe – a Senhora importa-se que lhe tire uma foto?

– Podias era dar-me uma ajudinha com os sacos! – gritou! Os cães perceberam que eu seria o anticristo começando a ladrar e a babar na minha direcção. É claro que ajudei a senhora só para dar um bom motivo aos cães para me odiarem ainda mais. Ela era linda mas muito mal humorada.

História à parte, o Bairro Santos empresta aos mais curiosos uma das vistas panorâmicas mais belas sobre Setúbal. Mas…

Como em qualquer sitio que tenha famílias disfuncionais que disputam imobiliário herdado, existem demasiadas casas que são despromovidas a devolutas; anseiam serem restauradas, quem sabe por um casal novo e por uma ninhada de miúdos que brincariam na rua em frente a jogar futebol em ruas inclinadas.

São, na realidade, casas que foram demolidas, ou pura e simplesmente ruíram por iniciativa própria, como se as casas de repente se animassem e aos verem o seu estado calamitoso se suicidassem em forma de derrocada. Imagino a senhora dos cães a comentar num qualquer café que caiu mais um andar e que a culpa foi minha, sim, minha.

Isto não é uma denúncia, é o Bairro Santos e tem condições para ser uma pérola. Haja vontade e brio!

bairro-santos-1 bairro-santos-2 bairro-santos-3 bairro-santos-4 bairro-santos-5 bairro-santos-6 bairro-santos-7 bairro-santos-8 bairro-santos-9 bairro-santos-10 bairro-santos-11 bairro-santos-12 bairro-santos-13 bairro-santos-14 bairro-santos-15 bairro-santos-16 bairro-santos-17 bairro-santos-18 bairro-santos-19 bairro-santos-20 bairro-santos-21 bairro-santos-22 bairro-santos-23 bairro-santos-24

13 responses to “Setúbal, Bairro Santos Nicolau

  1. mais uma boa reportagem, intuindo que há gente por detrás de cada cenário real. Mundos de sonhos e frustrações, de alegrias e choros, sobretudo de sofrimentos mais ou menos contidos. è a leitura que faço, por minha conta e risco.

  2. Infelizmente o ser humano é na sua maioria desleixado. Sempre gostou mais de criar que preservar. Como se o belo uma vez não tivesse mais oportunidade de ser. É triste.
    Gostei de ler. Excelentes fotos.

  3. Pingback: POLÍTICA Pensando na “p ólis” (cidade ou país) e ajudando-a. Hoje, PORTUGAL. Setúbal, Bairro Santos Nicolau | MariaDario's Blog·

Deixa o teu comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s